Header Ads

Bancada federal vai a Temer pedir 3º braço da Transposição para o Estado e agilidade em obras

bancada-da-paraiba-com-temer-9dez2016
A bancada federal da Paraíba foi recebida, na noite dessa quinta (dia 8), pelo presidente Temer e o ministro Hélder Barbalho (Integração Nacional), no Palácio do Planalto. Segundo o senador Zé Maranhão, a pauta foi o pedido de providências imediatas diante do agravamento da crise hídrica no Estado, e reivindicaram um terceiro braço da Transposição, visando perenizar o Rio Piancó.

Temer disse que iria acionar a área técnica do Governo para verificar a viabilidade da proposta. Já o ministro assegurou que o Eixo Leste da transposição até Monteiro deverá ser entregue em março de 2017. E esse é o braço que irá abastecer o Açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e dezenas de cidades do Compartimento da Borborema.

Já o Eixo Norte, próximo a Cajazeiras, deverá ficar pronto em dezembro de 2017. Hélder citou ainda obras complementares, como a recuperação dos reservatórios de Camalaú (já contratada) e Poções (em etapa de licitação). Também já foi contratada a recuperação do Açude de Boqueirão. Estão em elaboração os projetos para os reservatórios de São José, Acauã e Engenhos Ávidos.

Também estão em licitação, por meio do Dnocs, os projetos de recuperação do reservatório de São Gonçalo, Coremas/Mãe d´Agua e também de Lagoa do Arroz. O projeto da Adutora Emergencial do Piancó está em fase de avaliação, aguardando informações complementares da Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.