Header Ads

Se o seu candidato a governador é Gervásio por que RC vem instigando Lira a peitar Maranhão?

Ricardo Coutinho e Gervasio 02Creio que você tem razão quando questiona essa mobilização do senador Raimundo Lira para agradar o governador Ricardo Coutinho, peitar o senador Zé Maranhão e tentar se consolidar como candidato a governador. Por uma simples razão: o deputado Gervásio Filho, que deverá assumir a Assembleia agora em fevereiro é, indiscutivelmente, a preço de hoje, melhor candidato do que Lira.
O governador sabe disso. Mas, estimula Lira para o embate com Maranhão, porque a ele interessa uma implosão do PMDB, para ter a chance de catar parte dos cacos restantes do partido. Poderá incorporar o espólio ao PSB. E, quando todos tiveram sob o seu jugo, certamente terá como impor quem será candidato ou não. Sempre foi assim nas hostes do agrupamento girassolaico.
Lira, que vive uma momentânea notoriedade, talvez ainda saldo de sua atuação como presidente da Comissão do Impeachment, está claramente deslumbrado com o assédio do governador. Tanto que já chegou a dizer para a mídia em Brasília que, se “tiver o apoio de Ricardo Coutinho”, será candidato a governador em 2018. Lira é útil a RC agora, pelo enfrentamento aberto contra Zé Maranhão.
Mas, será também útil daqui a dois anos? Se depender dos votos que tem…
Mobilização – No primeiro encontro promovido por Lira, houve a participação dos deputados Hugo Motta (e seu pai Nabor Wanderley), Veneziano e André Amaral. No segundo, Lira anunciou a adesão de Ricardo Marcelo que, logo depois, negou. O terceiro encontro, teve a participação do ex-deputado Márcio Roberto (adversário de Gervásio Filho) e, seu filho, Jullys Roberto.
Lira tem usado a metáfora que os encontros são para “o fortalecimento do PMDB”. Maranhão, no entanto, que certamente conhece essa linguagem, já anunciou a convocação de uma reunião, para o próximo dia 20, com a Direção Estadual para debater a movimentação de Lira.


Com Helder Moura

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.