Header Ads

Rio Tinto celebra 7 de setembro com tradicional Desfile Cívico e Militar

A Prefeitura de Rio Tinto realizou na manhã da última quinta-feira (7) o seu tradicional desfile cívico e militar. A celebração está entre as maiores do estado e, ano após ano, atrai milhares de munícipes e visitantes para assistir a passagem das bandas e agremiações. O evento começou às 08h00 com a revista das autoridades, que saíram da frente do ginásio de esportes “O Gerbasão” e percorreram a pé todo o trecho do desfile até o palanque instalado no local das apresentações.


Desfile das escolas municipais
Desfilaram escolas municipais, estaduais, secretarias e órgãos municipais, a guarda municipal, o Tiro de Guerra 07-001 e a Ordem DeMolay. A passagem dos participantes do desfile foi conduzida por bandas de música das próprias agremiações locais e convidadas de outras cidades. A população compareceu ao local do desfile e participou das apresentações com aplausos e muito entusiasmo. As escolas, as bandas de músicas e os órgãos municipais deram um verdadeiro show de civismo, de brilhos e de cores, numa manifestação a altura do 7 de setembro.

Tiro de guerra
O Prefeito Fernando Naia acompanhou o desfile ao lado da primeira-dama do município, Iona Suelena, de autoridades municipais, vice-prefeita, vereadores, secretários, membros da administração municipal e do prefeito da cidade de Mataraca. O município também recebeu as visitas dos Deputados Estaduais Trocolli Júnior e Gervásio Maia, este último Presidente da Assembleia Legislativa do Estado e do também Deputado Estadual e Secretário de Articulação dos Municípios Buba Germano, representando o Governo do Estado. O judiciário local foi representado pelo senhor Reinaldo Bustorff.

O desfile cívico e militar transcorreu normalmente, sem nenhuma intercorrência mais grave. Durante todo o evento a população contou com o suporte da guarda municipal, que atuou tanto no trânsito quanto na segurança, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Saúde do município, que disponibilizou equipe capacitada para primeiros-socorros e uma unidade de suporte básico para o caso de alguma eventualidade e da necessidade de transportar alguém.


Guarda Civil Municipal
Pela primeira vez na história parte da população pode acompanhar o desfile em arquibancadas, com a proteção de cobertura para evitar a incidência dos raios solares e de maneira muito mais confortável. A cerimônia teve o seu término às 13h00, com o encerramento do desfile cívico e militar. Contudo, logo após, ainda houve desfile, mas desta vez com a passagem dos movimentos “Liberta Rio Tinto” e “Oiteiro Resisti”, que lutam pelo direito à moradia no município. Às 18h00, na Praça João Pessoa, aconteceu o arriamento das bandeiras de Rio Tinto, da Paraíba e do Brasil.


A programação do dia 7 de setembro teve o seu encerramento a noite, com a realização da Festa da Independência, que aconteceu na Praça da Vitória. A população que compareceu a festividade assistiu aos shows da cantora Walkiria Santos, da dupla Sirano e Sírino e dos cantores Harisson Barros e Rafael Sacanão.


ASCOM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.